domingo, 3 de junho de 2012

Nos arredores de La Paz: Sítio Arqueológico de Tiwanaku.

Como ocorre em quase todas as cidades do mundo, muitos dos atrativos de La Paz estão localizados fora da área urbana. O sítio arqueológico de Tiwanaku (ou Tihuanaco) dista uns 70 km da capital boliviana, indo em direção ao lago Titicaca. Foi ali, às margens do lago, que floresceu uma próspera cultura por volta de 1.500a.C. Inicialmente os tiwanakotas eram agricultores prósperos que irrigavam suas plantações com canais vindo do lago titicaca, o excedente de produção permitiu e promoveu o aparecimento de um núcleo urbano, e este núcleo se tornou referência na religião, astronomia e arquitetura.
Vista geral do sítio arqueológico de Tiwanaku, situado a mais de 3.800m
O sítio arqueológico possui uma pirâmide, alguns portais de entrada do templo, e alguns monolitos (estátuas gigantes). Os muros laterais da pirâmide possuem encaixe perfeito entre os blocos de pedra, os monolitos lembram muito os da Ilha de Páscoa, o que me fez recordar da teoria do explorador norueguês, Thor Heyerdahl, que no livro A Expedição Kon Tiki sugere que os povos sul americanos povoaram as ilhas do Pacífico e chegaram até a Polinésia em suas jangadas de tora de balsa (Ele as reconstruiu e fez a viagem do Peru à Polinésia que durou 101 dias em 1947!).
Um monolito esculpido na rocha Andesita (Andesito). Notem a estratificação do material.
O entalhe das pedras é bem preciso.
Os portais do templo foram executados com maestria e precisão cirúrgica, eles dominavam o trabalho com metais, há quem diga que os Incas incorporaram muito de seus conhecimentos. Há um museu onde se pode entender toda a cronologia da civilização, admirar as cerâmicas e artefatos metálicos daquele povo e diversas outras informações. O colapso desta civilização não é consenso entre os pesquisadores, todavia acredita-se que um período prolongado de seca fez baixar o nível do Titicaca, prejudicando as plantações que eram a base econômica da sociedade. Aqueles que gostam de história, como eu, devem visitar Tiwanaku!
Los gringos de la promoción (excursão). Brasil, Itália, França, Eslovênia e  EUA representados na mini Babel. 
Para fazer este passeio basta consultar uma das inúmeras agências de turismo da Calle Sagárnaga ou diretamente no seu hotel. As vans saem pela manhã e voltam no meio da tarde. Nessas excursões se conhecem pessoas de todo o mundo e se iniciam muitas amizades de Facebook, que podem vir a se tornar possibilidades de hospedagem em futuras viagens. Os turistas também trocam muitas informações e dicas de viagem entre si, um casal de franceses nos indicou onde nos hospedar em Uyuni e nós os retribuímos dizendo onde comer bem em La Paz, dentre milhares de outras conversas em que cada um relata as qualidades e defeitos de seu país. Houve um momento no caminho para Tiwanaku em que eu estava falando (ou seria enrolando) em 3 línguas ao mesmo tempo, quando dei por mim falava português com o americano, inglês com o boliviano e espanhol com a minha mãe....são ossos do ofício!


Nenhum comentário:

Postar um comentário