quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Em busca da araucária gigante de Castro, PR.

Desde 2012, minha namorada Marianne e eu estávamos atrás de uma araucária enorme que constava no guia turístico da cidade histórica de Castro no Paraná. O fôlder indicava a existência de uma árvore com 1,97m de diâmetro, 6,21m de circunferência e 45m de altura na Fazenda Santana, propriedade do Sr. Moacir Antônio Carraro, a 35km do centro de Castro, nenhuma informação a mais.
Na internet nunca havia conseguido informações sobre a tal araucária, especialmente alguma indicação de como chegar ao local. No dia 30 de dezembro de 2013, nós dois precisamos ir a Castro e aproveitamos para buscar a Araucária. No posto de informações turísticas ninguém conseguiu nos informar onde ficava a Fazenda Santana, o mesmo nas casas de agropecuária, tampouco conheciam o proprietário sr. Moacir, e as pessoas estavam muito interessadas em ajudar, pois ligavam para cá e para lá em busca de informação (um povo muito gentil!). Foi na hora do almoço que a Marianne teve a ideia de ligar para rádio da cidade, a Antena Sul, talvez eles pudessem anunciar no ar pedindo alguma informação para localizar a Fazenda. Por fim, ao explicarmos nosso problema, alguém da rádio sabia e nos passou o telefone do Sr. Moacir. Ao ligarmos no número fornecido atendeu Rodrigo Carraro, filho do Sr. Moacir, e soubemos que seu pai falecera em 2012. Rodrigo nos explicou que a Fazenda Santana dista 25km do matadouro da cidade, no bairro Abapã, mas como Rodrigo reside em Ponta Grossa era o matadouro dessa cidade que ele se referia, eu que estava em Castro procurei por seu matadouro e saí em direção ao Bairro Abapã, rodamos mais de 100km perguntando a várias pessoas pela Fazenda Santana e nada encontrei.
Ao chegar em casa fiquei muito abatido por não ter encontrado a Araucária, não queria mais importunar a família Carraro, e resolvi olhar nas minhas cartas topográficas do exército até que localizei a Fazenda e tracei uma rota para lá chegar a partir de Carambeí. As coordenadas da sede da Fazenda Santana são:

25º 00' 48" S e 49º 56' 41" W

No dia 31/12/2013 chegamos à Fazenda por volta das 14h e falamos com Ervin Carraro, outro filho do sr. Moacir, e pedimos para visitar a Araucária gigante, visto se tratar de uma propriedade particular. Ervin nos permitiu a visita e indicou a localização da árvore. Seguindo as indicações conseguimos localizar a enorme araucária na cabeceira de uma grota, imponente e grandiosa, com seus 45 metros e 800 anos de idade, cercada de samambaias e outras vegetações mais altas. Meus parabéns à família Carraro por manter preservada essa maravilha da natureza, que há oito séculos repousa tranquila bem próxima do divisor de águas da bacias do Rio Tibagi e do Rio Ribeira de Iguape. Abaixo segue um vídeo e algumas fotos da referida araucária:



Diâmetro: 1,97m. Circunferência: 6,21m. Altura: 45m. Idade: 800 anos.


Sede da Fazenda Santana. coordenadas: 25º 00' 48" S e 49º 56' 41" W.